Mestrado Profissional em Artes

PROFARTES
por Portal Profartes
Publicado: 26/07/2017 - 14:15
Última modificação: 07/08/2025 - 15:12

Na formação do professor que atua na Educação Básica é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para os procedimentos teóricos e metodológicos relativos ao ensino, mediação e aprendizagem em artes, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade cultural do aluno, mediante suas próprias experiências artísticas e estéticas, bem como em relação ao contexto sócio-cultural em que está inserido. Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino artístico, a área de concentração Ensino de Artes propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais.

O PROF-ARTES é um programa èm rede de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes com área de concentração em Ensino de Artes, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O Mestrado acadêmico em artes - PROF-ARTES é coordenado atualmente pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o PROF-ARTES tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade. O curso tem uma estrutura semi-presencial com a oferta de duas disciplinas de fundamentação à distância, duas disciplinas obrigatórias e as três optativas, além da realização de trabalho de conclusão orientado de forma presencial.

LINHAS DE PESQUISA

1. PROCESSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO EM ARTES

Esta linha investiga os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, relacionando as práticas formativas e suas conexões com as linguagens artísticas das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentram-se nessa linha estudos que aproximam as praticas artísticas e os processos de ensino.

2. ABORDAGENS METODOLÓGICAS DAS PRÁTICAS DOCENTES

Esta linha volta-se para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentram-se nessa linha estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de aula.

 

Perfil do ingressante: 

Para participar do PROF-ARTES os candidatos deverão ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares e/ou Culturais Públicas.

 

    Documento de autorização: 
    Duração Mínima: 
    12 meses
    Duração Máxima: 
    24 meses
    Conceito CAPES: 

    Grade Curricular

    Currículo 2016-1
    Disciplina Tipo Créditos Carga horária Ficha da disciplina
    (EAD) Fundamentos Teóricos da Arte na Educação Obrigatória 2 30
    A experiência artística e a prática do ensino de artes na escola (Abordagens Metodológicas) Obrigatória 4 60
    Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 1 Obrigatória 4 60
    Elaboração de Trabalho de Conclusão Final 2 Obrigatória 4 60
    Metodologias de pesquisa Optativa 4 60
    (EAD)Elaboração de Projetos e Tecnologias digitais para o ensino das artes Optativa 2 30
    A Arte no Contexto da Educação Não-Formal Optativa 4 60
    Abordagens e Metodologias Aplicadas para Pesquisa em Dança Optativa 4 60
    Arte Contemporânea e Corpos Diferenciados Optativa 4 60
    Arte do movimento: educação somática, criação e pesquisa Optativa 4 60
    Arte e hibridismo Optativa 4 60
    Arte, Cultura e Educação Optativa 4 60
    Arte, Tecnologias e Formação Docente Optativa 4 60
    Artes do corpo e práticas pedagógicas Optativa 4 60
    Ateliê de Ensino de Artes Visuais e Audiovisuais Optativa 4 60
    Ateliê de Improvisação Cênica Optativa 4 60
    Computação Gráfica e Arte Optativa 4 60
    Corpo: Protagonismo e Autonomia Optativa 4 60
    Dança e Cultura Optativa 4 60
    Design-educação, Transformação e Autonomia Optativa 4 60
    Educação Auditiva Optativa 4 60
    Educação e Cultura nas Artes Visuais Optativa 4 60
    Educação e Psicanálise Optativa 4 60
    Educação Musical e Formação Docente Optativa 4 60
    Educação Musical e Políticas Educacionais Optativa 4 60
    Ensino e aprendizagem da Música Optativa 4 60
    Espaços e teatralidades (ficções e realidades) Optativa 4 60
    Estudos Aproveitados Optativa 1 15
    Estudos Aproveitados Optativa 2 30
    Estudos Aproveitados Optativa 3 45
    Estudos Aproveitados Optativa 4 60
    Estudos Aproveitados Optativa 5 75
    Estudos Aproveitados Optativa 6 90
    Estudos Aproveitados Optativa 7 105
    Estudos Aproveitados Optativa 8 120
    História do Ensino de Arte no Brasil: do Modernismo à Contemporaniedade Optativa 4 60
    História e historiografia do teatro Optativa 4 60
    Imagem Técnica em Artes Visuais e Audiovisuais Optativa 4 60
    Influências místicas na arte Optativa 4 60
    Intervenção Urbana como Tática Arte Educativa Optativa 4 60
    Introdução ao Cinema e ao Vídeo: Criação e Análise Optativa 4 60
    Jogo e Educação, Uma Relação possível Optativa 4 60
    Leitura Cênica: Teorias e Processos Criativos Optativa 4 60
    Material Didático para o Ensino e Aprendizagem de Teatro Optativa 4 60
    Mediação das Artes e Culturas Visuais Optativa 4 60
    Metodologias e Práticas Interartes Optativa 4 60
    Música e Escola: A Formação de Professores de Música Optativa 4 60
    Música, Cultura e Sociedade Optativa 4 60
    O Vídeo na Escola Optativa 4 60
    Pedagogia Histórico-crítica na Docência no Ensino das Artes Visuais Optativa 4 60
    Performance & gênero: discursos sobre o corpo e imagem Optativa 4 60
    Performance e performatividade na cena contemporânea Optativa 4 60
    Pesquisa em Música Optativa 4 60
    Poéticas e Processos da Criação em Artes Optativa 4 60
    Poéticas e processos de criação em artes Optativa 4 60
    Poéticas Híbridas Colaborativas, Cooperativas, Participativas e Interativas Optativa 4 60
    Prática Teatral como pesquisa Optativa 4 60
    Práticas teatrais e comunidade Optativa 4 60
    Processos de criação em dança no contexto educacional Optativa 4 60
    Processos Pedagógicos na Cena Contemporânea Optativa 4 60
    Seminário Artes da Cena Optativa 4 60
    Seminário em Artes Visuais I Optativa 4 60
    Seminário em Artes Visuais II Optativa 4 60
    Seminário em Ensino da Dança I Optativa 4 60
    Seminário em Ensino da Dança II Optativa 4 60
    Seminário em Ensino de Música I Optativa 4 60
    Seminário em Ensino de Música II Optativa 4 60
    Seminário em Ensino de Teatro I Optativa 4 60
    Seminário em Ensino de Teatro II Optativa 4 60
    Teatralidades textuais não-dramáticas e perfomativas Optativa 4 60
    Teatro de Animação Optativa 4 60
    Teatro Musical Brasileiro Dramaturgia, História e Crítica Optativa 4 60
    Teorias da composição do corpo cênico Optativa 4 60
    Teorias da recepção Optativa 4 60
    Tópicos Especiais em Criação e Composição em Artes Cênicas Optativa 4 60
    Tópicos Especiais em Estudo da Atuação Optativa 4 60
    Tópicos Especiais em Estudos da Cena Brasileira Optativa 4 60
    Tópicos Especiais em Processos Formativos em Artes Cênicas Optativa 4 60
    Tópicos Especiais em Visualidades e Sonoridades da Cena Optativa 4 60
    As duas disciplinas eletivas (optativas) serão divulgadas na época da oferta de disciplinas do 2º semestre do 1º ano Eletiva 4 60 A Definir